A Rede Cerrado participou na manhã desta segunda-feira (19) de reunião com a comitiva da Comissão de Meio Ambiente, Saúde Pública e Segurança Alimentar do Parlamento Europeu, realizada na Delegação da União Europeia no Brasil, em Brasília. O encontro, convocado pelo Embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ibáñez, teve como objetivo promover um diálogo entre os parlamentares europeus e organizações da sociedade civil que atuam na preservação do Cerrado.
Durante a reunião, que contou com a presença dos deputados Nils TORVALDS (Finlândia), Esther DE LANGE (Holanda), Bas EICKHOUT (Holanda), Delara BURKHARD (Alemanha), Silvia SARDONE (Itália), Emmanouil FRAGKOS (Grécia) e Alexandre BERNHUBER (Áustria), os representantes da Rede Cerrado tiveram a oportunidade de compartilhar experiências e perspectivas em relação aos desafios socioambientais enfrentados no Cerrado brasileiro.
Pedro Bruzzi, coordenador administrativo da Rede Cerrado e diretor da Funatura, ressaltou a importância dos Povos e Comunidades Tradicionais na preservação do bioma, destacando os índices alarmantes de desmatamento. “O Cerrado se tornou o bioma sacrifício, e aqui nascem as principais bacias hidrográficas do Brasil. Sacrificar o Cerrado é sacrificar a vida”, enfatizou.
Isabel Figueiredo, do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), também integrante da Rede Cerrado, reforçou a urgência em deter o desmatamento no Cerrado. Entre as organizações que compõem a Rede estiveram presentes também o WWF Brasil e Instituto Cerrados.
Outras organizações, como Proforest, Observatório do Clima, Imaflora, Rede de Sementes do Cerrado, Instituto ClimaInfo e Slow Food Brasil, também estiveram presentes na reunião. Os representantes de todas as organizações responderam às perguntas dos eurodeputados sobre estratégias para fortalecer a legislação europeia e combater o desmatamento no Cerrado brasileiro.
A participação dessas organizações na reunião demonstra o engajamento da sociedade civil brasileira na busca por soluções concretas para preservar o Cerrado. O diálogo com os eurodeputados foi fundamental para compartilhar conhecimentos, experiências e buscar alternativas que garantam a proteção desse que é o segundo maior bioma brasileiro.
A Rede Cerrado reafirmou o compromisso contínuo em promover a conservação do Cerrado e lutar por políticas públicas que valorizem sua preservação e respeitem os direitos dos Povos e Comunidades Tradicionais.
Sobre a Rede Cerrado:
A Rede Cerrado é uma organização que atua na defesa e promoção do bioma Cerrado e dos direitos das comunidades tradicionais que vivem nessa região. Por meio de parcerias e projetos, a Rede Cerrado busca promover a conservação ambiental, a valorização da cultura e o fortalecimento das comunidades que dependem do Cerrado para sua subsistência. Saiba mais em www.redecerrado.org.br.