Mais de meio milhão de assinaturas da petição pública pela aprovação da PEC 504/2010, que transforma o Cerrado e a Caatinga em Patrimônio Nacional, foram entregues hoje na sessão da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável ao presidente da Comissão, Rodrigo Agostinho, e ao coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, Nilto Tatto. Além disso, durante o Seminário “A importância dos Povos e das Comunidades Tradicionais para a Conservação do Cerrado”, também ocorreu o ato de entrega a parlamentares presentes.
“Nossa constituição tem uma falha grave em não considerar o Cerrado e a Caatinga como patrimônio nacional. Todos os biomas são interligados, todos os biomas possuem um papel fundamental para a geração de água, a biodiversidade e na provisão de serviços ecossistêmicos”, comenta a coordenadora do Programa Cerrado e Caatinga do IPN, Isabel Figueiredo.
A entrega foi precedida de um ato simbólico quando um ator vestido de garçom entregou copos vazios a parlamentares com o intuito de chamar a atenção sobre a importância do Cerrado para o abastecimento de água em todo país.