×

Digite o que você está procurando

Nota de pesar e solidariedade

18 de agosto de 2021 - Rede Cerrado

Rede Cerrado lamenta passagem de Manoel da Conceição, líder histórico do movimento campesino

Foi com imensa tristeza que a Rede Cerrado recebeu na manhã desta quarta-feira, 18 de agosto, a notícia do falecimento do líder campesino Manoel da Conceição.

Nascido na região de Pedra Grande, no Maranhão, Mané, como era conhecido pelos movimentos, lutou toda sua vida pela organização sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais.

Em 1968, Manoel da Conceição foi vítima de repressão policial e teve parte da perna amputada. Na época, ofereceram a ele vantagens materiais para que ele se calasse. A recusa veio numa frase que ficou amplamente conhecida: “minha perna é minha classe”.

A Rede Cerrado, em nome das mais de 50 organizações socioambientais associadas, deseja solidariedade a familiares, amigas e amigos. Vivemos no luto a esperança de dias melhores.

“Manoel da Conceição foi liderança, foi inspiração e foi principalmente uma pessoa humilde e sincera, que nos ajudou a repensar o nosso modelo de desenvolvimento. Agradeço a ele os muitos conselhos que recebi, a quem aprendi a respeitar e admirar! Espero que ele continue a acreditar em todos nós, pois suas conquistas permanecerão”. Rodrigo Noleto, do ISPN (Instituto Sociedade, População e Natureza).

“Grande privilégio termos tido a contribuição desta liderança incrível na Rede Cerrado. Ajudou a construir o sindicalismo rural no Brasil militando fortemente em prol do agroextrativismo, cooperativismo, economia solidária, agroecologia e muitas outras bandeiras”. Luiz Carraza, da Central do Cerrado.

“Perda irreparável. Liderança fundamental em várias frentes. Na Rede Cerrado não foi diferente. Manoel da Conceição, presente!” César Vitor, da Funatura e membro da coordenação geral da Rede Cerrado.

Clique aqui e conheça a biografia completa de Manoel Conceição Santos: 85 anos de luta camponesa

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Leia Mais