×

Digite o que você está procurando

Campanha em Defesa do Cerrado é tema de Oficina em Brasília

13 de setembro de 2019 - IX Encontro e Feira Povos do Cerrado - Texto e fotos: Bruno Santiago/Campanha Nacional em Defesa do Cerrado

Atividade aconteceu hoje (13) durante IX Encontro e Feira dos Povos do Cerrado

Integrando a programação do IX Encontro e Feira dos Povos do Cerrado, realizado em Brasília (DF) de 11 a 14 de setembro, aconteceu hoje (13) a Oficina da Campanha Nacional em Defesa do Cerrado. A atividade reuniu cerca de 30 participantes e ocorreu na Tenda Socioambiental do evento, que é promovido pela Rede Cerrado.

Para abrir as atividades do dia, o público presente foi convidado a refletir sobre a situação da água no país, nos estados, municípios e em suas comunidades de origem. A relação da água com o Cerrado é notável, levando em consideração que o bioma abriga oito das doze regiões hidrográficas brasileiras e abastece seis das oito grandes bacias hidrográficas do Brasil.

Dona Maria Antônia, quebradeira de coco babaçu, partilhou sua preocupação com a preservação desde recurso natural vital. ‘’Temos que lutar pelo que temos, enquanto temos. Não podemos deixar a água acabar para começar a fazer alguma coisa. Além do veneno dos agrotóxicos, outro grave problema em nossas plantações é a falta d’água’’, afirma.

Durante a oficina, vídeos e materiais da Campanha foram exibidos e compartilhados com o público, tornando-se temas de discussão entre os presentes. Os participantes também partilharam suas experiências de resistência e lutas em defesa do Cerrado em seus territórios, o que configurou uma análise de conjuntura coletiva dos conflitos no bioma na roda de conversa.

Para a pescadora Fernanda, a estratégia para enfrentarmos este cenário de violação de direitos e destruição passa pelos processos de conscientização e educação. ‘’Precisamos atuar nas escolas, junto aos professores e jovens, explicando a importância de compreendermos o que é o Cerrado, suas riquezas naturais, seus serviços ambientais prestados para a sociedade e, principalmente, falar sobre os povos que vivem e protegem nesse bioma’’, destaca.

Para finalizar a oficina, foram apresentadas informações sobre as ações realizadas pela Campanha desde sua criação, em 2015. Falou-se dos encontros realizados, dos eventos que a iniciativa esteve presente, da atuação nos territórios e comunidades e da recente entrega da petição pública com mais de meio milhão de assinaturas pela aprovação da PEC 504/2010, que propõe a transformação do Cerrado e da Caatinga em Patrimônio Nacional.

Clique aqui para acessar o site da Campanha e saber mais sobre suas ações.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Leia Mais