Cerca de 500 representantes dos povos e comunidades tradicionais chegam a Brasília para participarem do IX Encontro e Feira dos Povos do Cerrado, que será aberto oficialmente nesta quarta-feira, 11 de setembro, às 18h, no Complexo Cultural Funarte.
O evento contará com a presença do Secretário de Meio Ambiente do Distrito Federal, Sarney Filho, na mesa de abertura, que será composta por representantes das organizações que integram a Rede Cerrado.
A nona edição do Encontro e Feira dos Povos do Cerrado, com o tema “Pelo Cerrado Vivo: Territórios, Diversidades e Democracia”, é uma iniciativa da Rede Cerrado, que reúne 55 organizações associadas, além de centenas de entidades de base comunitária que lutam pela defesa do Cerrado e seus povos.
O Encontro e Feira dos Povos do Cerrado ocorrerá até sábado, 14 de setembro, e contará com uma vasta programação dividida entre oficinas temáticas, seminários, feira com produtos da sociobiodiversidade e apresentações culturais. A expectativa é que mais de 15 mil pessoas passem pelo evento.
A abertura oficial do evento será no Teatro Funarte Plínio Marcos, às 18h, e terá como composição de mesa:
Maria do Socorro Teixeira Lima – Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) e Coordenadora Geral da Rede Cerrado
Sarney Filho – Secretário de Meio Ambiente do Distrito Federal
Hiparidi Top’tiro – Mobilização dos Povos Indígenas do Cerrado (MOPIC) e Vice Coordenador Geral da Rede Cerrado
Cesar Vitor do Espírito Santo – Fundação Pró-Natureza (FUNATURA) e Coordenador Financeiro/Administrativo da Rede Cerrado
Rose Mary Araújo – Mulheres em Ação no Pantanal (MUPAN) e Vice Coordenadora Financeira/Administrativa da Rede Cerrado
Peggy Poncelet – Critical Ecosystem Partnership Fund (CEPF)
Álvaro Carrara –DGM/Brasil
Braulino Caetano – Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA)
Mônica Nogueira – Universidade de Brasília (UnB)
Jaime Siqueira – Centro de Trabalho Indigenista (CTI)