A ONG Wervel, atuante no campo socioambiental e reconhecedora da importância do Cerrado para o equilíbrio ambiental mundial, lançou carta em defesa do Bioma e seus povos.
Preocupada com a devastação que vem avançando na região, a organização belga pretende se juntar aos esforço de organizações e articulações brasileiras que lutam em defesa do Cerrado.
“O Cerrado é a savana brasileira, ocupando uma área três vezes maior que a França. O bioma tem sido sujeito, há décadas, à expansão do agronegócio (pecuária, soja, milho, algodão, eucalipto e cana-de-açúcar). Atualmente, possui menos de 50% de sua vegetação original. Em contraste à icônica região amazônica, a atenção internacional ao Cerrado é limitada. A imagem prevalecente do bioma é de uma vasta área reservada para a expansão do agronegócio, o “celeiro do mundo”.
A ONG convida sociedade, organizações, pesquisadores/as e quem mais tiver interesse em contribuir com o levantamento de dados técnicos, estratégias, planos para projetos e mapeamento de financiadores para o bioma na perspectiva de construir uma frente de defesa para sua conservação.
Acesse no site do Instituto Sociedade, População e Natureza a íntegra da Carta da Wervel.