×

Digite o que você está procurando

Série de vídeos animados ensina a construir projetos ecossociais

30 de março de 2021 - Povos e Comunidades Tradicionais - Instituto Sociedade População e Natureza (ISPN)

Iniciativa estimula grupos comunitários a buscar financiamentos para executar ações de conservação ambiental alinhadas à melhoria da qualidade de vida no campo

Muitas organizações comunitárias têm dificuldades para elaborar projetos que viabilizam o financiamento de suas iniciativas. Desejos e sonhos ficam apenas no papel, e ideias que podem impactar e transformar a realidade de muitas pessoas no campo são abandonadas. Para contribuir com essas iniciativas, o ISPN lançou uma série de vídeos animados que, em menos de seis minutos, explicam o que são e como elaborar Projetos Ecossociais. Ao todo, são quatro vídeos, cujo conteúdo foi elaborado pela própria equipe técnica do ISPN. Todos podem ser acessados no canal do YouTube da organização.

“Na falta de materiais e guias com esse objetivo, voltados a comunidades e povos tradicionais, pensamos em fazer algo que fosse mais leve e didático, mais prazeroso, que estimulasse e apoiasse as comunidades na elaboração de projetos. Também que fosse mais acessível em termos de linguagem e acesso, que pudesse ser utilizado nas mídias sociais, nas listas de grupos”, comenta a assessora técnica do ISPN, Isabella Ferreira.

Logo no primeiro vídeo, é apresentado o conceito sobre Projeto Ecossocial e sua importância para a impactar a realidade social, econômica e política das comunidades rurais. Os vídeos seguintes aprofundam o passo a passo para a elaboração de um projeto, abordando construção de diagnóstico, contexto, justificativa, objetivos, plano de trabalho, cronograma e orçamento.

Todas as produções trazem exemplos reais de projetos já apoiados pelo ISPN dentro de sua estratégia para a Promoção de Paisagens Produtivas Ecossociais (PPP-ECOS, sigla que batiza o Fundo independente gerido pelo Instituto que, nos últimos 25 anos, financiou mais de 800 propostas comunitárias). O público pode se inspirar nas experiências de mulheres agricultoras da Caatinga pernambucana, em uma comunidade rural do Cerrado matogrossense, em jovens apicultores da Amazônia Tocantinense e em agricultoras amazônicas do Maranhão.

“Esta série de vídeos vem para apoiar diversas iniciativas comunitárias em diferentes regiões do Brasil a terem mais autonomia e coragem para desenvolverem seus projetos. Acreditamos que é por meio de projetos ecossociais, desenvolvidos por agricultores familiares e diferentes povos e comunidades tradicionais, que podemos construir um desenvolvimento justo e sustentável, com o protagonismo de quem atua, todo dia, pela proteção do nosso meio ambiente”, comenta Juliana Napolitano, assessora técnica do ISPN.

A construção dos vídeos contou com o financiamento do Fundo Amazônia, parceiro do ISPN e do Fundo PPP-ECOS no apoio a iniciativas comunitárias que tragam o desenvolvimento social justo alinhado à conservação do meio ambiente. Além disso, as animações direcionam para outra iniciativa do ISPN, o site CAPTA, plataforma que divulga editais dentro do campo ecossocial e fornece materiais de apoio para a construção desses projetos.

O ISPN convida organizações comunitárias, composta por agricultores e agricultoras familiares e povos e comunidades tradicionais, a ficarem de olho em editais, pensarem de forma coletiva sobre seus desejos e sonhos e fazerem essa diferença nas comunidades onde vivem.

Acesse: Série de Pílulas Ecossociais

Fundo PPP-ECOS lança novo edital para Amazônia Legal

Está aberta a convocação para o 29º edital do Fundo para a Promoção de Paisagens Produtivas Ecossociais (PPP-ECOS). Até o dia 03 de maio, iniciativas comunitárias ecossociais atuantes na Amazônia Legal dos estados do Tocantins, Mato Grosso e Maranhão poderão se inscrever no Edital Amazônia do PPP-ECOS com recursos do Fundo Amazônia/BNDES. Saiba mais clicando aqui.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Leia Mais