Ser parte da Rede Cerrado é unir forças a uma iniciativa coletiva que luta há mais de 30 anos pela defesa do bioma Cerrado, pela justiça social, ancestral, cultural, ambiental, econômica e territorial de Povos e Comunidades Tradicionais. São mais de 83 etnias de povos indígenas, mais de 100 Comunidades quilombolas, mais de 20 diferentes segmentos de povos e comunidades tradicionais que vivem no bioma e que tem seus modos de vida interdependentes e conectados ao Cerrado.
A Rede Cerrado é uma associação sem fins lucrativos que congrega grupos organizados, movimentos, coletivos e entidades civis de todo o Brasil. Os princípios que orientam nossa atuação podem estão na Carta de Princípios da Rede Cerrado, no Tratado dos Cerrados e em nosso Estatuto.
Vantagens de se associar à Rede Cerrado:
– Fortalecimento coletivo: Ao se associar, sua organização integrará uma Rede que atua de forma colaborativa, amplificando vozes e promovendo mudanças positivas.
– Influência em políticas públicas: Em conjunto, temos maior capacidade de influenciar políticas públicas que beneficiem o Cerrado e suas populações, assegurando a preservação do bioma e a defesa dos direitos dos Povos e Comunidades.
Procedimentos para Filiação:
Para se tornar membro da Rede Cerrado, solicitamos o envio dos seguintes documentos para o e-mail executiva@redecerrado.org.br:
1. Estatuto da organização (cópia autenticada em cartório);
2. Ata da última eleição da diretoria (cópia autenticada em cartório);
3. Duas cartas de recomendação de organizações já associadas à Rede Cerrado, referendando sua entidade;
4. Carta de solicitação de filiação, assinada pelo presidente ou coordenador geral da organização.
Além disso, é imprescindível o preenchimento deste formulário online.
Uma vez recebida a documentação, nossa Coordenação e Secretaria Executiva irão analisá-la com cuidado. Sua organização será apresentada na próxima Assembleia Geral, onde será decidida a inclusão na Rede Cerrado.
Contamos com sua parceria para juntos e juntas construirmos um futuro mais justo e sustentável para o Cerrado!