×

Digite o que você está procurando

Quebradeiras de coco se reúnem no Pará

6 de fevereiro de 2019 - Cerrado - Thays Puzzi / Assessoria de Comunicação da Rede Cerrado, com informações do MIQCB

Objetivo principal é eleger nova coordenação do MIQCB

Serão cerca de 300 mulheres quebradeiras reunidas de 7 a 9 de fevereiro em São Domingos do Araguaia, no Pará, para o VIII Encontrão. O motivo? Eleger a coordenação geral e definir o planejamento estratégico do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), presente nos estados do Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins.

Com o tema “Mulheres quebradeiras de coco: resistência nos babaçuais”, o MIQCB , que é uma das organizações associadas à Rede Cerrado, luta, essencialmente, pela qualidade de vida da mulher no campo.

Os encontros preparatórios já ocorreram nas seis regionais do Movimento onde foram trabalhados três eixos estratégicos: acesso livre ao território e ao babaçu; educação contextualizada e acesso ao conhecimento; e economia solidária. Todos os desafios e oportunidades identificados durante os “encontrinhos”, como são conhecidos os eventos anteriores, serão consolidados no planejamento estratégico do MIQCB.

Dentre os principais temas abordados, além do acesso livre, estão: a queima das florestas e das pindovas, que são as palmeiras jovens de babaçu, e as violências físicas e psicológicas sofridas pelas quebradeiras de coco babaçu.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Leia Mais