×

Digite o que você está procurando

Povos do Cerrado levam pautas do Bioma para Brasília

4 de setembro de 2019 - Cerrado

IX Encontro e Feira dos Povos do Cerrado reunirá mais de 500 representantes de povos e comunidades tradicionais do Cerrado em Brasília de 11 a 14 de setembro. Objetivo é chamar a atenção para as ameaças enfrentadas pelo Bioma, dar voz e visibilidade para os povos do Cerrado também por meio de apresentações culturais e realização de feira gratuita e aberta ao público com produtos da sociobiodiversidade.

Brasília será palco da nona edição do Encontro e Feira dos Povos do Cerrado, que será realizado de 11 a 14 de setembro, no Complexo Cultural Funarte. Com o tema: Pelo Cerrado Vivo: diversidades, territórios e democracia, o encontro conta com uma programação voltada principalmente para debater as pautas prioritárias do Bioma e seus povos e ser um espaço dedicado a diversidade de vozes, culturas e modos de vida de povos, comunidades tradicionais e agricultores e agricultoras familiares que vivem no Bioma. São esperados mais de 500 participantes vindos dos 12 estados onde a savana brasileira está presente – Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rondônia, Tocantins, Bahia, Maranhão e Piauí.

Dentre os pontos altos do Encontro está a tradicional Corrida de Toras, realizada na Esplanada dos Ministérios em frente ao Congresso Nacional, seguida da realização do ‘Seminário para Debater a Importância dos Povos e Comunidades para a Conservação do Cerrado’, que será realizado no dia 11 de setembro, Dia Nacional do Cerrado, às 13h30, no Auditório Nereu Ramos, Anexo II, da Câmara dos Deputados, em parceria com a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Ecocâmara.

Na oportunidade, a Campanha Nacional em Defesa do Cerrado fará a entrega de uma petição pública com mais de meio milhão de assinaturas para estimular a Câmara dos Deputados a votar pela aprovação da PEC 504/2010, cujo objetivo é transformar o Cerrado e a Caatinga em Patrimônio Nacional, visando a diminuição do desmatamento e a preservação dos povos e modos de vida dos Biomas.

A abertura oficial do evento será realizada às 18h, também no dia 11 de setembro, no Teatro Funarte Plínio Marcos.

Já no dia 12 de setembro, o seminário ‘Cerrado: qual defesa queremos?’, reunirá representantes de povos e comunidades tradicionais, de organizações socioambientais e pesquisadores no Complexo Cultural Funarte. No dia 13 de setembro, a Rede Cerrado, organizadora do Encontro e Feira dos Povos do Cerrado, fará uma Assembleia Geral.

Durante todos os dias, serão realizadas oficinas temáticas, atrações culturais e feira com diversos produtos do Cerrado, como artesanatos, cosméticos, doces, salgados, bebidas e embutidos e fitoterápicos, todos vindos do Cerrado. As atividades do IX Encontro e Feira dos Povos do Cerrado são gratuitas e abertas ao público.

Chamar a atenção e debater estratégias de conservação do Cerrado a partir dos modos de vida dos povos e comunidades tradicionais é fundamental, uma vez que o Bioma, atualmente, é o mais ameaçado do país. Mais da metade da vegetação original do Cerrado já foi desmatada. Ele, que é o segundo maior Bioma do Brasil, ocupando 24% de todo território nacional, concentra 30% de toda biodiversidade do país e 5% da biodiversidade do planeta. Além disso, é no Cerrado que estão localizadas oito das doze regiões hidrográficas brasileira, abastecendo seis das oito grandes bacias hidrográficas do país. É no Cerrado, por exemplo, onde estão três dos principais aquíferos do Brasil: Bambuí, Urucuia e Guarani.

Feira dos Povos do Cerrado

Durante todos os dias do IX Encontro e Feira dos Povos do Cerrado, a partir das 17h, diversos empreendimentos comercializarão diferentes produtos da sociobiodiverdade. Comidas, bebidas, embutidos, artesanatos, cosméticos e fitoterápicos estão entre as principais mercadorias. A Feira dos Povos do Cerrado é aberta ao público e a entrada é gratuita.

Atrações culturais

Também como parte da programação do IX Encontro e Feira dos Povos do Cerrado está uma diversa lista de apresentações. Filhas de Oyá, Forro do B, Planeta Oca e Chico Simões estão entre as atrações culturais do evento, além de Tambor de Crioula, das Encantadeiras e Fiandeiras. Os espetáculos ocorreram das 19h às 22h, exceto no dia 14 que a orquestra Brasília Sofro Sinfônica fará uma apresentação das 10h às 12h. Durante o evento, uma exposição na Galeria Fayga Ostrower da Funarte tratá fotografias e experiências sensoriais do Cerrado. Todos os espetáculos, inclusive a exposição, são gratuitos e abertos ao público.

Cliquei aqui e acesse a página do IX Encontro e Feira dos Povos do Cerrado para mais informações

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Leia Mais