×

Digite o que você está procurando

Povos do Cerrado: Mapeamento de Comunidades Tradicionais

7 de junho de 2021 - Cerrado - Instituto Cerrados

Instituto Cerrados promove iniciativa com foco na identificação e mapeamento de comunidades tradicionais e rurais que vivem no Cerrado.

O projeto Povos do Cerrado tem como objetivo contribuir para a visibilidade e fortalecimento de comunidades tradicionais e rurais. São inúmeras comunidades que ocupam tradicionalmente o Cerrado com experiências e culturas que trazem ao bioma uma riquíssima sociobiodiversidade. No entanto, a maior parte delas não aparece nos mapas oficiais. Essa invisibilidade dificulta o acesso aos direitos sociais e se torna um desafio na luta pelo reconhecimento dos territórios tradicionalmente ocupados.

O Povos do Cerrado é um projeto do Instituto Cerrados que atua em parceria com a iniciativa “Tô no Mapa”, desenvolvida pelas instituições Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM),Instituto Sociedade População e Natureza (ISPN) e Rede Cerrado.O projeto Povos do Cerrado foi desenvolvido como parte do Projeto de Demanda Responsável da “Good Growth Partnership”, graças ao apoio financeiro do Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF) através do World Wildlife Fund (WWF).

A estratégia do Povos do Cerrado envolve pesquisa, contato, suporte e apoio às lideranças de comunidades tradicionais e rurais para realização do mapeamento e cadastramento no aplicativo Tô no Mapa. O aplicativo permite que as comunidades delimitem seus territórios e possam inserir informações sobre sua comunidade, gerando um relatório que pode ser uma ferramenta na luta pela garantia de direitos sociais e territoriais.

Além disso, o projeto contempla as comunidades participantes com o Guia Geral de Formalização de Territórios Tradicionais, documento que reúne informações para orientar as comunidades sobre os caminhos que devem percorrer para a formalização de seus territórios. O Guia, elaborado pelo Instituto Cerrados em consulta com o Ministério Público Federal (MPF), ISPN e Rede Cerrado, é compartilhado com os representantes das comunidades a partir do Pré-Cadastro junto ao Povos do Cerrado.

Para saber mais, acesse os links 👇

https://cerrados.org/povos_do_cerrado

https://cerrados.org/povos_do_cerrado_pre_cadastro

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Leia Mais