×

Digite o que você está procurando

No mês do Cerrado, povos e comunidades tradicionais elevam vozes em defesa do Bioma

30 de setembro de 2019 - IX Encontro e Feira Povos do Cerrado - Thays Puzzi / assessoria de Comunicação da Rede Cerrado

IX Encontro e Feira dos Povos do Cerrado, promovido pela Rede Cerrado, foi prestigiado por aproximadamente sete mil pessoas. Seminários, oficinas, shows e comercialização de produtos da sociobiodiversidade movimentaram a capital federal de 11 a 14 de setembro

Cerrado: o que te faz lembrar dele? Mesmo que alguns ainda não percebam ou não saibam, este Bioma é rico em diversidades. Tem cultura, tem gente, tem planta, tem animais, tem vida! E isso pode ser vivenciado pelas quase sete mil pessoas que prestigiaram a nona edição do Encontro e Feira dos Povos do Cerrado, que ocorreu em Brasília, de 11 a 14 de setembro. Seminários, oficinas, shows, comercialização de produtos da sociobiodiversidade, além da tradicional Corrida de Toras deram vazão às riquezas e às principais demandas do Bioma, dos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais que foram os protagonistas do evento, que teve início, não por acaso, no Dia Nacional do Cerrado.

Foto: Acervo ISPN / Méle Dornelas

Com o tema ‘Pelo Cerrado Vivo: Território, Diversidades e Democracia‘, o Encontro e Feira dos Povos do Cerrado, promovido pela Rede Cerrado, foi um espaço de encontros, celebração, denúncias, lutas e resistências. “Foi muito gratificante porque nós unimos forças por uma luta comum que é a defesa do Cerrado. Eu participo desde a primeira edição e vivenciar essa união, apresentar nossas riquezas e produtos foi muito bom”, destacou Lucely Pio, quilombola e raizeira que, além de trazer cosméticos a base de plantas medicinais do Cerrado, presenteou os participantes ministrando uma oficina sobre saúde da mulher. Ao todo, foram realizadas durante o evento 18 oficinas com a participação de mais de 750 pessoas. Diferentes temas foram abordados, como gênero, juventudes, gestão territorial, neoextrativismo, conflitos socioambientais, produção e comercialização de produtos agroextrativistas, entre outros.

“Meu sentimento é de felicidade, de realização. Pela situação que estamos vivendo, a realização deste encontro foi muito importante. Uma vitória de cada um de nós que juntos nesta Rede fizemos nosso evento acontecer. É preciso chamar a atenção de toda a sociedade. Pedimos que nos ajudem a cuidar do Cerrado, a combater todo o mal que está acontecendo com ele”, desabafou Maria do Socorro Teixeira Lima, quebradeira de coco babaçu e coordenadora geral da Rede Cerrado.

Com uma mistura de sentimentos refletidos no olhar, ela lembrou de todas as problemáticas enfrentadas pelo Cerrado, seus povos e comunidades tradicionais. Atualmente, ele é o Bioma mais ameaçado do Brasil. Mais da metade da vegetação original do Cerrado já foi desmatada. Ele, que é o segundo maior Bioma do país, ocupando 24% de todo território nacional, concentra 30% de toda biodiversidade do país e 5% da biodiversidade do planeta. Além disso, é no Cerrado que estão localizadas oito das doze regiões hidrográficas brasileira, abastecendo seis das oito grandes bacias hidrográficas do país. É no Cerrado, por exemplo, onde estão três dos principais aquíferos do Brasil: Bambuí, Urucuia e Guarani. O avanço indiscriminado das grandes monoculturas no Bioma tem afetado diretamente a sociobiodiversidade e as águas do Cerrado, responsáveis por abastecer grande parte do país.

Clique aqui para ler a Carta Política do IX Encontro e Feira dos Povos do Cerrado

Além disso, a região Centro-Oeste do Brasil, quase toda ocupada pelo Cerrado, está na segunda posição quando se trata da elevação do número de incêndios florestais (atrás da Amazônia), apresentando o crescimento de 100% do número de focos de incêndio no comparativo com dados de 2018, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). No início do mês de setembro, por exemplo, o incêndio no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, situado no Mato Grosso, destruiu quase 4 mil hectares de sua área.

Foto: Thomas Bauer

“Quero deixar bem claro que não tinha branco destruindo floresta, rios e animais desse jeito que eles estão fazendo. Nossos ancestrais foram os primeiros habitantes desta terra. Eles vieram do outro lado do oceano, chegaram e começaram a destruir tudo”, alertou o Cacique Raoni, indicado ao Prêmio Nobel da Paz de 2020, durante o seminário Cerrado: qual defesa queremos?

Outro seminário realizado durante o Encontro e Feira dos Povos do Cerrado foi um que levou para dentro da Câmara dos Deputados a importância dos povos e comunidades tradicionais para a conservação do Bioma. Na oportunidade, houve a entrega de uma petição com mais de meio milhão de assinaturas pela aprovação da PEC 504/2010, que transforma o Cerrado e a Caatinga em Patrimônio Nacional. Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, recebeu a petição pelas mãos da deputada Joenia Wapichana. Mais cedo, durante seminário na Câmara, a Campanha Nacional em Defesa do Cerrado já havia entregue o caderno de assinaturas à Joenia e a outros parlamentares presentes. Mais de mil pessoas participaram desses momentos de debates e reflexões conjuntas.

Feira da Sociobiodiversidade e diversidade cultural

Foto: Acervo ISPN / Méle Dornelas

Este foi o espaço que mais atraiu o público em geral. Com 17 diferentes apresentações culturais e 35 barracas comercializando uma grande variedade de produtos da sociobiodiversidade: comidas, bebidas, embutidos, artesanatos, biojóias, cosméticos, entre outros, pelo espaço passaram cerca de 6.900 pessoas, somando os quatro dias de evento.

Para Luís Carrazza, da Central do Cerrado, um dos expositores do Encontro e Feira dos Povos do Cerrado, foram dias incríveis. “Foi muito importante para reunirmos as cooperativas produtivas associadas à Central do Cerrado e somarmos forças junto a Rede Cerrado nessa agenda em defesa do Bioma, dos povos e seus direitos. A integração da pauta política, agenda cultural super rica e a feira com a diversidade de produtos e experiências consistiu em um super instrumento de visibilidade das riquezas e ameaças que sofremos no Cerrado e de engajamento dos povos tradicionais e da população em geral nesta luta”, avaliou Carrazza comemorando a venda de cerca de R$ 18 mil em produtos ao longo do evento.

Além das atrações e da feira, durante o IX Encontro e Feira dos Povos do Cerrado, a exposição Pelo Cerrado Vivo, com fotografias de Leopoldo Silva, Fernando Tatagiba e Bento Viana, proporcionou aos mais de 200 visitantes a oportunidade de percorrerem um caminho com diferentes experiências visuais e sensoriais do Cerrado.

Clique aqui para conferir mais fotos do IX Encontro e Feira dos Povos do Cerrado

Realizado desde 2001, o Encontro e Feira dos Povos do Cerrado é um grande espaço de intercâmbios e articulações em defesa da conservação do Bioma e do fortalecimento de seus povos e comunidades tradicionais. O Encontro proporciona reflexões sobre políticas públicas, além de ser um momento para a promoção e comercialização de produtos dos Povos do Cerrado, constituindo-se em uma importante festa da sociobiodiversidade. A expectativa é que a décima edição do Encontro e Feira dos Povos do Cerrado ocorra em 2022, ano do aniversário de 30 anos da Rede Cerrado.

Clique aqui e saiba tudo o que aconteceu no IX Encontro e Feira dos Povos do Cerrado

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Leia Mais