Lançado recentemente pela Terra de Direitos e Observatório Matopiba, o minidocumentário ‘Povos e Comunidades Tradicionais: metodologias de autoidentificação e reconhecimento’ mostra, de forma simples e acessível, ferramentas que auxiliam no processo de proteção e visibilidade de povos e comunidades tradicionais do Brasil.
Entre elas está o ‘Tô no Mapa’, um aplicativo de celular desenvolvido para que povos, comunidades tradicionais e agricultores familiares realizem o automapeamento de seus territórios.
“As ferramentas de automapeamento, como o Tô no Mapa, colocam nas mãos de povos e comunidades tradicionais possibilidades que o Estado nunca foi capaz de colocar. Precisamos ter um mapa mais agregador, que mostre a diversidade do Brasil”, destaca Kátia Favilla, representante da Iniciativa do Tô no Mapa pela Rede Cerrado. Ela afirma que os mapas oficiais não retratam a realidade do país, deixando muitas comunidades e povos tradicionais de fora.
A iniciativa Tô no Mapa é desenvolvida pelo IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), ISPN (Instituto Sociedade, População e Natureza) e Rede Cerrado, em parceria com o Instituto Cerrados.
Assista ao minidocumentário Povos e Comunidades Tradicionais: metodologias de autoidentificação e reconhecimento:
Junto com o minidocumentário, a Terra de Direitos também lançou um guia elaborado para lideranças de comunidades tradicionais. O conteúdo apresenta informações e passos para dar visibilidade a essas comunidades e territórios, especialmente alguns procedimentos que fortalecem o apoio à luta por garantia de direitos territoriais e sociais.
Neste material é possível saber mais sobre:
– Direitos internacionais para visibilizar Povos e Comunidades Tradicionais
– O que uma Comunidade Tradicional precisa conhecer e fazer para se auto identificar?
– Metodologias que ajudam a dar visibilidade a Povos e Comunidades Tradicionais
– TICCA – Territórios e Áreas Conservadas por Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais e Locais
– Iniciativa Tô no Mapa: mapeamento de Comunidades Tradicionais
– SIPAM – Sistemas Importantes do Patrimônio Agrícola Mundial