Em seis meses – outubro de 2018 a março de 2019 – o Cerrado brasileiro foi o Bioma que mais sofreu com o desmatamento. De acordo com dados da plataforma MapBiomas Alerta, em área, o Cerrado perdeu 47.704 hectares. Já na Amazônia, pouco mais de 27 mil hectares foram desmatados no mesmo período.
Além disso, de acordo com a plataforma, no Brasil, 95% – ou 89.741 hectares, o que corresponde a duas vezes e meia a cidade de Belo Horizonte (MG) – do desmatamento nos últimos três meses, ocorreu sem autorização, ou seja, não foram registrados nos sistemas federal e estadual de licenciamento.
O MapBiomas ainda revela que 1.419 alertas foram registrados em áreas de Reservas Legais que, por lei, não poderiam ser desmatadas. Além disso, 40% dos alertas validados no primeiro trimestre deste ano, foram detectados em Unidades de Conservação, Terras Indígenas, Áreas de Preservação Permanente e de nascentes.
Com 53% dos registros, a maior parte dos alertas foi detectado no Cerrado, seguido pela Amazônia, com 30%. No entanto, o número para o bioma amazônico pode ser maior, já que parte dos alertas ainda não foi validado. Todos Estados tiveram registro de desmatamento no período analisado. Mas o mais desmatados foram o Mato Grosso (10,3%) e o Pará (5,8%).
O MapBiomas Alerta está disponível gratuitamente na internet, cujo principal objetivo é subsidiar o monitoramento ambiental e as ações de prevenção e combate ao desmatamento ilegal.