×

Digite o que você está procurando

Manejo do Baru é tema de curso Despertando o Viver no Cerrado

13 de outubro de 2021 - Agricultura Familiar - Ecoa - Ecologia e Ação

Curso é produzido pela Ecoa em parceria com Ceppec e conta com apoio da Fundação Banco do Brasil

O curso ‘Despertando o Viver no Cerrado’ é uma ação do projeto Cadeia Socioprodutiva do Baru: agregando renda às famílias agroextrativistas no MS, apoiado pela Fundação Banco do Brasil e desenvolvido pela Ecoa – Ecologia e Ação, em parceria com o CEPPEC – Centro de Produção, Pesquisa e Capacitação do Cerrado, ambas associadas à Rede Cerrado.

Ao todo, serão dez vídeo-aulas gratuitas para aquelas pessoas que se interessam em entender como funciona o manejo sustentável do Baru, sobretudo famílias de pequenos/as agricultores/as extrativistas das comunidades atendidas pelo projeto. O conteúdo será disponibilizado semanalmente no canal do Youtube da Ecoa.

Através do compartilhamento de saberes promovidos por Rosana Sampaio e Altair de Souza, agroextrativistas e assentados no Cerrado de Mato Grosso do Sul, vinculados ao CEPPEC, e parceiros/as convidados/as, o curso aborda questões como o trabalho em rede, boas práticas de manejo do Baru, coleta sustentável e seleção dos frutos, armazenamento, produção e plantio de mudas nativas e outros temas pertinentes.

Nathália Ziolkowski, coordenadora do projeto, explica que o intuito do curso é viabilizar a transmissão de saberes sobre práticas do extrativismo sustentável. “É um curso que pode beneficiar outras famílias extrativistas que tenham a atividade como fonte alternativa de renda”. Segundo Nathália, o conteúdo é pertinente também pelo contexto enfrentado no Cerrado. “Neste momento, o bioma enfrenta problemas graves como o desmatamento, o uso de agrotóxico, presença de monocultura, a falta de água. Além de geração de renda, o extrativismo sustentável promove a conservação do bioma e garante a sustentabilidade dos territórios”.

Clique aqui para acessar as aulas disponíveis

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Leia Mais