×

Digite o que você está procurando

Jornada Indígena percorrerá 12 países para denunciar violações de direitos

17 de outubro de 2019 - Indígenas - Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB)

Com o tema ‘Sangue Indígena: nenhuma gota mais”, jornada começa nesta quinta-feira, 17 de outubro, e segue até 20 de novembro

Será realizada, entre os dias 17 de outubro e 20 de novembro, a campanha “Sangue Indígena: nenhuma gota mais”, protagonizada por lideranças indígenas brasileiras, que percorrerão 12 países da Europa para denunciar as graves violações perpetradas contra os povos indígenas e o meio ambiente no Brasil, que vem ocorrendo sistematicamente desde a posse do presidente Jair Bolsonaro, em janeiro deste ano.

Entre os países previstos na rota estão Itália,Vaticano, Alemanha, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, França, Reino Unido, Suíça, Portugal e Espanha.

Realizada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), em parceria com organizações da sociedade civil, a jornada visa promover medidas que pressionem o governo brasileiro a cumprir os acordos de preservação do meio ambiente e respeito aos direitos dos povos indígenas, dos quais o Brasil é signatário, a exemplo, o Acordo de Paris, a Convenção 169 – que garante Consulta Livre, Prévia e Informada – e a Declaração da Organização das Nações Unidades (ONU) sobre direitos os indígenas.

Para realizar a agenda, as lideranças visitarão autoridades e lideranças políticas, religiosas, deputados do Parlamento Europeu, órgãos de cooperação internacional, empresários, tribunais internacionais, universidades, ativistas, ambientalistas, artistas e influencers em todos os países.

A comitiva será composta por Sonia Guajajara, Alberto Terena, Angela Kaxuyana, Célia Xakriabá, Dinaman Tuxá, Elizeu Guarani Kaiowá e Kretã Kaingang.

Confira mais informações sobre a Jornada “Sangue Indígena: Nenhuma Gota Mais” no site nenhumagotamais.org e siga a cobertura com a tag #NenhumaGotaMais

Clique aqui e confira o vídeo da jornada. 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Leia Mais