×

Digite o que você está procurando

Curso a distância promove empreendedorismo em RPPNs

31 de janeiro de 2021 - Cerrado - por Taís Meireles / WWF-Brasil

Aprenda na prática a empreender ao mesmo tempo em que conserva a natureza

Hoje, 31 de janeiro, é o Dia das Reservas Particulares do Patrimônio Natural. As RPPNs, como o próprio nome já diz, são áreas protegidas e privadas, um compromisso voluntário do proprietário (pessoa física ou jurídica) com a conservação da natureza.

O Decreto federal nº 5.746/2006 define, em seu artigo 1º, a RPPN como “uma Unidade de Conservação de domínio privado, com o objetivo de conservar a diversidade biológica, gravada com perpetuidade, por intermédio de Termo de Compromisso averbada à margem da inscrição no Registro Público de Imóveis”. Mesmo estando na categoria de Uso Sustentável, as RPPNs seguem as funções e permissões das UCs (Unidades de Conservação) de Proteção Integral.

Mas, além de conservar, também é possível empreender em RPPN. E, para ajudar os proprietários deste tipo de UC, o WWF-Brasil, com com apoio do projeto PaSoS, financiado pela União Europeia, e em parceria com o Sebrae e a Ecoa, por meio do projeto Eccos (Ecorregiões, Conectadas, Conservadas, Sustentáveis), lança hoje (31/1) o Curso Plano de Negócio para RPPN.

Gratuito e totalmente em formato EaD (Ensino a Distância), o curso busca apoiar os empreendedores de RPPNs com informações práticas, claras e diretas, para a criação de um Plano de Negócios, mostrando a realidade de empreender em RPPNs no Brasil, usando ferramentas atuais e de forma a visualizar seu futuro negócio o mais próximo da realidade possível.

“Quem participar do curso, vai aprender como avaliar as potencialidades da propriedade, como investir e também as demandas e tendências do mercado, com ideias de atividades científicas, educativas e turístico-recreativas que possam ser desenvolvidas”, explica Julia Boock, analista de conservação do WWF-Brasil.

Realizadores do curso

O curso é baseado no guia “Como Gerar Renda com RPPNs e Outras Áreas de Conservação”, criado pelo WWF-Brasil e o Sebrae/MS, com apoio do projeto PaSoS, financiado pela União Europeia.

Para Vitor Faria, do Sebrae/MS, o Plano de Negócio é o instrumento ideal para traçar um retrato fiel do mercado, do produto e do passo a passo que o empreendedor deve ter durante a abertura do empreendimento. “O Plano de Negócios, planejamento da empresa, é fundamental para definir onde a empresa quer chegar e avaliar todos os possíveis riscos e incertezas e detalhar os passos para se atingir os objetivos traçados.”, explica.

Também apoia o curso o projeto ECCOS, financiado pela União Europeia, coordenado no Brasil pela ONG Ecoa – Ecologia e Ação. “As RPPNs são hoje uma das principais ferramentas para se garantir áreas protegidas no Brasil, além de reduzir as dicotomias entre proprietários rurais e unidades de conservação. Elas possibilitam a garantia dos serviços ecossistêmicos dos ambientes que protegem, aumentam a capacidade de conectividade entre áreas para a conservação e, na prática, o EaD sobre Plano de Negócios para RPPNs fomenta a indução de renda e desenvolvimento local fortalecendo uma das principais linhas de debate sobre as áreas protegidas no Brasil”, ressalta André Luiz Siqueira, diretor presidente da Ecoa.

Como participar

Para se inscrever, basta acessar este link até 18/2 e preencher o formulário com seus dados. O curso é totalmente gratuito, mas as vagas são limitadas e voltadas apenas para proprietários ou gestores de RPPNs.

Os inscritos serão informados por e-mail se foram selecionados ou não –há um limite de 200 vagas, por isso haverá uma seleção de acordo com critérios que constam no formulário de inscrição.

Depois de matriculado, o aluno poderá concluir as aulas até 31/3. Ao final do curso haverá um projeto para a construção de um Plano de Negócios com tutoria gratuita.

Se você é gestor ou proprietário de uma RPPN, essa é a sua chance. Não perca! Inscrições e mais informações: wwf.org.br/curso_rppn

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Leia Mais