×

Digite o que você está procurando

Conheça o Catálogo de Sementes Crioulas do Alto Jequitinhonha

22 de junho de 2021 - Cerrado - AsCom Rede Cerrado, com informações do CAV

Fruto do esforço coletivo, documento reúne informações sobre 132 espécies e variedades cultivadas e armazenadas por 28 famílias guardiãs de sementes crioulas do Alto Vale Jequitinhonha, em Minas Gerais.

As sementes crioulas são materiais culturais e genéticos produzidos, desenvolvidos e adaptados por agricultoras e agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais que, repassadas de geração em geração, conservam histórias de vidas e se adaptam às condições de clima, de chuva, de solo e de manejo que são submetidas.

Foi com o objetivo de registrar e resgatar variedades da agrobiodiversiade local e regional que nasceu o Catálogo de Sementes Crioulas do Alto Jequitinhonha, uma iniciativa do Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica, o CAV, uma das entidades associadas à Rede Cerrado.

Fruto do esforço coletivo, a experiência – premiada na segunda edição do Prêmio BNDES de Boas Práticas para Sistemas Agrícolas Tradicionais – reúne informações sobre 132 espécies e variedades cultivadas e armazenadas por 28 famílias guardiãs de sementes crioulas.

Clique aqui e conheça o Catálogo de Sementes Crioulas do Alto do Jequitinhonha

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Leia Mais