×

Digite o que você está procurando

Caatingueiros

Tanto o modo de vida quanto o modo de produção dos caatingueiros estão completamente ligados ao bioma da Caatinga. São, na maioria, descendentes de imigrantes europeus e conservam traços familiares e culturais dos povos as quais têm descendência.

Eles se caracterizam pelo caráter mercantil de produção e pela aparente prosperidade em comparação aos demais povos e comunidades com os quais se relacionam diretamente (geraizeiros, vazanteiros e veredeiros, por exemplo). Produzem grande diversidade agrícola (feijão, milho, sorgo, algodão, verduras, legumes e frutas nativas) e produtos derivados do leite (queijo, requeijão, ricota, doces, leite, entre outros). Além disso, criam gados que se alimentam das pastagens nativas da região, que possui solo fértil, mas que, constantemente, sofre com a seca.

Além das fortes estiagens, os caatingueiros também enfrentam conflitos ligados ao acesso à água, desviadas para o uso prioritário do agronegócio. As obras de transposição de rios e bacias têm alterado profundamente os territórios tradicionais e forçado muitos povos e comunidades a se adaptarem ou perderem suas identidades e meios de vida.

Para saber mais, acesse o Portal Ypadê