×

Digite o que você está procurando

Apanhadores de Flores Sempre-Vivas

Os apanhadores de flores sempre-vivas estão na região de Diamantina, em Minas Gerais, ao longo de mais de 50 municípios, na porção meridional da Serra do Espinhaço. As comunidades locais costumam chamar essa região de Serra Mineira ou Serra de Minas. Os apanhadores têm forte ligação com o território e são profundos conhecedores da flora e da fauna local.

A coleta de flores, que se dá nos campos rupestres do Cerrado, é tradição e fonte de renda fundamental para a reprodução sociocultural das famílias. O nome sempre-vivas foi popularizado para essas inflorescências que, depois de colhidas e secas, conservam a forma e coloração.

Além das flores, a coleta de plantas medicinais e frutos nativos, a criação de gado rústico nos campos sobre a serra nas áreas de uso comum e de animais de carga e de pequeno porte para uso doméstico, como galinha e porcos, a agricultura, com plantio de milho, feijão e mandioca, por exemplo, são outras atividades que garantem o modo de vida e a geração de renda dessas comunidades.

Os apanhadores de flores sempre-vivas ainda hoje lutam pelo reconhecimento cultural e econômico com vínculos territoriais demandando o direto de acesso e o uso dos recursos dos quais dependem para manter seu modo de vida tradicional. Eles estão organizados por meio da Comissão em Defesa dos Direitos das Comunidades Extrativistas Apanhadoras de Flores Sempre-vivas (Codecex) que busca a recategorização do Parque Nacional das Sempre-vivas para uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável reconhecendo o direito à coleta de flores como prática tradicional.

Para saber mais, acesse o Portal Ypadê