×

Digite o que você está procurando

Nota de pesar da Rede Cerrado pelo falecimento de dona Raimunda

8 de novembro de 2018 - Notícias - Rede Cerrado

“A mãe das quebradeiras se foi”, disse dona Socorro.

Foi com muito pesar que a Rede Cerrado recebeu a notícia do falecimento de dona Raimunda, grande liderança das quebradeiras de coco babaçu do Bico do Papagaio, no Tocantins. Vítima de diabetes, Raimunda Gomes da Silva morreu em sua residência, no assentamento Sete Barracas, em São Miguel do Tocantins, na noite dessa quarta-feira, dia 7 de novembro.

Maria do Socorro Teixeira Lima, a dona Socorro, e Luzanira Lima, ambas quebradeiras de coco e da atual equipe de coordenação da Rede Cerrado, companheiras próximas de dona Raimunda, relataram um pouco da história desta que foi uma grande líder comunitária e ativista política com reconhecimento nacional e internacional.

“A gente costuma dizer que ela é a nossa mãe. A mãe das quebradeiras! Foi ela quem começou a luta das quebradeiras de coco. Foi ela quem iniciou o movimento das quebradeiras, que fundou a ASMUPIB (Associação Regional de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Bico do Papagaio). Aliada de padre Josimo que tinha um sonho de ver todos os trabalhadores livres de cercas, dona Raimunda assumiu a luta quando ele se foi. Hoje, ela também se foi e nós não vamos parar a luta. Vamos continuar! Existem muitas Raimundas, muitas Dijés, muitos Josimos. Se nós, quebradeira de coco, podemos, hoje, entrar em qualquer lugar para pegar coco, devemos isso a ela”, destacou dona Socorro.

“Estamos todos tristes. Ela teve um papel fundamental na luta das mulheres trabalhadoras rurais quebradeiras de coco e principalmente nos diretos das mulheres, dando continuidade na semente que nosso saudoso padre Josimo plantou. Foi ela quem conseguiu 860 casas para as quebradeiras de coco do Bico do Papagaio”, lembrou Luzanira.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Leia Mais