×

Digite o que você está procurando

Vazanteiros

Assim como outros povos e comunidades tradicionais, os vazanteiros possuem um modo de via próprio. São chamados assim porque praticam uma agricultura que está associada aos ciclos dos rios. No Cerrado, eles estão localizados, principalmente, às margens do Rio São Francisco e seus afluentes.

O ciclo natural do rio – seca, enchente, cheia e vazante – sempre possibilitou a esses povos, que têm forte influencia indígena, quilombola e ribeirinha, o acesso a terra periodicamente fertilizadas pela matéria orgânica depositada em longas extensões das margens e ilhas. As terras baixas, chamados de baixões, são os locais onde a terra é mais fértil e úmida. É lá que eles vivem e cultivam legumes, verduras, frutas e pasto. Além disso, as vazantes e os brejos, com seus buritizais e babaçuais, garantem o sustento dos extrativistas, que também compõem essas comunidades.

Mas, a construção de reservatórios para usinas hidrelétricas ao longo da bacia do “Velho Chico” vem, sistematicamente, reduzindo e destruindo as áreas vazantes, causando profundas alterações na organização e no modo de vida desse povo.

Para saber mais, acesse o site do Centro de Agricultura Alternativa e Cerradania