×

Digite o que você está procurando

Campanha arrecada recursos para criação de museu de povos tradicionais

25 de janeiro de 2021 - Notícias - Com informações do CAA/NM

Promovida pelo CAA/NM, uma das organizações afiliadas à Rede Cerrado, campanha de financiamento coletivo arrecada recursos para a criação do Solar do Sertão: Museu Vivo dos Povos Tradicionais de Minas Gerais

 

Em outubro de 2020, o projeto “Solar do Sertão: Museu Vivo dos Povos Tradicionais de Minas Gerais” foi contemplado pelo edital Matchfunding BNDES + Patrimônio Cultural . A proposta é idealizada pela Articulação Rosalino Gomes de Povos Tradicionais e pelo Centro de Agricultura Alternativa (CAA/NM), com a colaboração do Instituto Pequi do Cerrado. Após seleção, a proposta do Solar dos Sertões foi escolhida juntamente a outros vinte e três projetos de diferentes regiões brasileiras que abordam o tema da memória cultural e seus desdobramentos entre o presente e o futuro.

O Solar dos Sertões: Museu Vivo dos Povos Tradicionais de Minas Gerais nasce do desejo de reconhecer e preservar o legado cultural de sete povos mineiros: geraizeiros, vazanteiros, veredeiros, caatingueiros, quilombolas, indígenas e apanhadores de flores sempre-vivas. Acreditamos que o gesto de olhar para as histórias dessas mulheres e homens é restituir a memória da resistência percorrida por essas comunidades em prol da proteção do cerrado e outros biomas que compõem Minas Gerais. Para salvaguardar e revelar essas histórias no Solar dos Sertões, contamos com sua solidariedade. Vamos, juntos, construir essa história!

Há um elo em comum na cultura desses povos que torna os seus saberes coexistentes aos ciclos da natureza que os cerca, algo que traz uma potência agregadora para todos nós diante do momento de inúmeros desafios socioambientais postos para nossa sociedade. Buscamos dois caminhos nesse projeto: construir um espaço museológico físico no Solar dos Sertões, um edifício histórico tombado, e criar uma plataforma virtual que possibilitará a imersão dos visitantes na cultura de cada comunidade. Para isso, iremos realizar pesquisas de campo envolvendo jovens comunicadores populares e guardiões dos saberes tradicionais na gestão de acervo dos bens culturais, e na criação de exposições itinerantes, caminhando para a preservação, promoção e inclusão dos modos de vida dos povos tradicionais.

Para financiar a primeira etapa do projeto, é preciso arrecadar R$ 60.000,00. A cada R$ 1,00 arrecadado o BNDES triplica a colaboração. Se a meta não for atingida, o valor arrecadado é devolvido aos doadores.

Clique aqui e confira o passo a passo para colaborar

Clique aqui para doar

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Leia Mais